PORTUGAL, QUE FUTURO?



Portugal está na moda! Parece que não só Lisboa e Porto, que aumentaram exponencialmente o número de visitas/ano, mas também o resto do País! Muitos milhões a entrar, fizeram que, quer governantes, quer autarcas, e até as populações em geral, começassem a olhar com outros olhos o Turismo.
Há uma, talvez, seguramente há duas décadas atrás, quando se falava em turismo em Portugal, falava-se do Allgarve, sazonalmente entupido de ingleses e outros europeus, maioritariamente malta que procurava umas férias baratinhas num destino solarengo; a concorrência era forte, com todos os países mediterrânicos a oferecerem destinos semelhantes...de repente, a Primavera Egípcia, os seus danos colaterais, outros conflitos no norte de Africa e Médio Oriente retiraram da equação as ofertas turísticas daquele lado do Mar Mediterrânico; resta o sul de Espanha, toda a costa que vai de Ayamonte à fronteira com a região francesa da Occitania, onde a oferta é diversificada, mas a meu ver, entediante.
E Portugal? rectângulo com 90 mil Km quadrados e mais uns trocos, na sua área Continental, resta-lhe ainda, de outros tempos de ilusões de grandeza, dois arquipélagos no Atlântico: os Açores, mais distantes, e a Madeira, mais para sul...este pequeno país Setentrional, é de facto, um pequeno paraíso, por comparação com outros, mesmo aqueles com condições semelhantes...mas isto, já nós sabemos desde que nascemos, se os nossos ancestrais cultivam o patriotismo...a diferença, nos últimos anos, foi o resto do mundo ter descoberto tais factos...e os factos são: uma costa extensa, 1250 Km só no Continente, mais 627 Km nos Açores e 250 Km na Madeira...e que costa! Algumas das melhores praias do Mundo ficam em Portugal, se excluirmos os destinos exóticos de areias brancas e águas transparentes... senão, veja-se: Moledo, Apúlia, Portinho da Arrábida, a Ria Formosa, as areias douradas do Porto Santo, os Biscoitos, na Terceira, ou a minha praia dos últimos 15 anos, Odeceixe?

Podia citar mais umas dezenas e mesmo assim não seria consensual, de tantas e magnificas possibilidades para dar um mergulho em qualquer recanto da nossa terra...
Mas o cocktail de requisitos tem vindo a ser aumentado, divulgado e vendido como mais nenhuma coisa em Portugal...a gastronomia! Quem já viajou por este Mundo sabe que a cozinha portuguesa é inigualável! diversa, fresca, rica, de matriz mediterrânica, mas com uma componente imaginativa fora do comum...as nossas cozinheiras fazem dos ingredientes mais despretensiosos um manjar divino, normalmente resultado de prodigiosas combinações dos mais humildes condimentos...não sei se repararam que escrevi cozinheiras, quando quem está na moda são os Avillez, Sá Pessoa ou Sobral cá do burgo...que na verdade reinventaram a comida de raiz  matriarcal ou os petiscos da avó...durante séculos, a arte da comida portuguesa era interpretada pela avó minhota, a tia ribatejana ou a mãe alentejana! E qualquer alemão que já comeu uma posta mirandesa, japonês que provou uma caldeirada de tamboril, ou brazuca que degustou um arroz de cabidela (brazuca é carinhoso!), é um camone feliz!

Depois, com os POLIS e outros quejandos, as nossas vilas e cidades foram embelezadas, o património cuidado e embelezado, e hoje, qualquer turista de qualquer recanto do globo pode vir, de forma confortável, rápida e com grande amplitude cronológica, fazer turismo cultural, e absorver culturas tão diversas como a romana, a árabe, descobrir vestígios celtas, percorrer estilos arquitectónicos, nas nossas igrejas e castelos, do românico ao neoclassicismo...

 Desde a Expo 98, considerada por muitos a melhor Exposição Mundial de sempre, Portugal recuperou a auto-estima, e atingiu níveis de desenvolvimento notáveis, para um país com quase 5 décadas nas Trevas e em permanente banca-rota...tivemos o ministro das auto-estradas, os presidentes de câmara  das rotundas; muito falta fazer, nomeadamente ao nível social e económico, em prol do cidadão, pois infelizmente os nossos políticos levam muito a sério a máxima " em terra de cegos, quem tem olho é Rei", e acham maioritariamente que somos mesmo cegos...e somos, pois com mais de quarenta anos de democracia, parecemos ingleses: fizemos do nosso parlamento a casa dos Tories e dos Whigs...mas isto é assunto para outra conversa!
Há alguns anos que afirmo que o futuro sustentável da Tuga está em duas vertentes: o Turismo de qualidade, e a infinidade de serviços que lhe estão associados...Portugal pode ser a loja gourmet da Europa, mas para que tal aconteça, please, não estraguem! Um destes dias os marchantes de Alfama são três chineses, duas polacas, quatro angolanos e a Escola de Samba da Encosta do Castelo...e o Mar...a segunda maior Zona Exclusiva do Mundo...para quê tanto mar se dele não se tira proveito?
Mas isto também ficará para segundas núpcias!

Comentários

Postagens mais visitadas