STROMAE - O HOMEM DAS DUAS CARAS


Não há muitos projectos musicais que me entusiasmem por aí além, na actualidade...não quero dizer com isto que não se produza musica de qualidade nos dias de hoje...tenho é alguma dificuldade em encontrar consistência sistemática!
Há um bom par de anos (ou dois) ouvi pela primeira vez "Papaoutai" e tornou-se daquelas para ouvir em repeat! Fiquei curioso, e comecei a investigar quem era este mulato bem parecido, apesar do ar desengonçado, que misturava hip hop, musica electrónica e canção ligeira francesa...
Paul Van Haver nasceu em Etterbeek, uma comuna de Bruxelas, em 1985; filho de pai ruandês e mãe belga, apenas contactou com o pai algumas escassas vezes durante a vida, o que provavelmente o inspirou para o êxito de Papaoutai", uma excelente letra sobre a ausência de um pai...


Eu, que anglófono me confesso, como 90% dos portugueses, tenho com a idade começado a abrir a guarda vitoriana a outros sons, a outras línguas.
Stromae, que significa Maestro, no jargão francês verlan, uma espécie de calão muito utilizado em Paris nos anos 80, anda frequentemente nas melhores companhias: em 2009, gravou o video de "Alors on dance" com o mais entusiasmante actor francês pós Depardieu: o franco-marroquino Jamel Debbouze, o "meu" Numeróbis de Asterix e Cleópatra; já depois de se separar da modelo belga de origem Cabo-Verdiana Tatiana Tavares, compôs "Ave Cesaria", a mais bonita homenagem à diva descalça!

Em 2015 conquistou a América: Madonna, Kanye West. Will I. Am e Barak Obama são fãs assumidos do excêntrico belga...
Em 2014 criou o hino dos Red Devils, a selecção nacional belga, e no clip fez uma mijinha com Witsel e Lukaku! Genial!


As suas composições, com milhões de visualizações no Youtube, abordam temas como o abandono parental, a confusão na identidade de género, o que gerou rumores de homossexualidade...casado com a estilista Coraline Barbier, este gigante desengonçado, é de facto, um dos mais surpreendentes músicos europeus da actualidade...ele é Formidable!


Comentários

Postagens mais visitadas