Reflexões entre Queluz-Belas e S. Sebastião...

Há muito que não viajava regularmente de comboio...viver na Linha de Sintra obriga, de alguns anos a esta parte, a uma convivência, ainda que forçada, entre comunidades, que vivem no mesmo espaço, percorrem as mesmas vias, mas estão ainda muito distantes de uma mistura efectiva, e nenhum espaço confinado é tão inclusivo como uma carruagem de comboio. Que vinha apinhado, atrasado, e curto, na versão Meleças-Rossio, insuficiente para o magote de gente que o esperava impacientemente na minha agora impessoal estação, igual a todas as outras...reparo que mesmo no horário das nove da manhã, predominam os afrodescendentes, das "nossas" Africas, Guiné, Cabo Verde e Angola á cabeça ( o meu particular interesse pelos crioulos e sotaques luso-africanos faz-me tentar localizar nas conversas, as origens)...este reparo prende-se com a constatação de que, já nem todas as "mamãs africanas" apanham o primeiro comboio para ir trabalhar...como dizia no fim de semana o nosso primeiro-ministro, curiosamente ele próprio "fruto" da globalização lusitana iniciada com a Expansão e Descobrimentos, a imigração ajudaria a resolver os nossos problemas demográficos...uhm... curioso; não há muito tempo, um primeiro-ministro de Portugal, aluno de excelência da Troika, FMI e da linha neoliberal da UE, exortava os nossos jovens a emigrar...em que ficamos, meus senhores primeiros-ministros? Que tal políticas sociais, sem ser a brincar, que promovam o aumento da taxa de natalidade; melhores empregos, melhores salários, com menores cargas horárias, que permitam aos jovens (e menos jovens) casais equacionar ter filhos, mesmo só umzinho, que até isso está difícil...Dei comigo no Metro dos Restauradores, pelas nove e picos, a escutar a conversa de duas pitas universitárias, filhas do eixo Oeiras-Cascais, revelado pela conversa e pelo sotaque nasalado, mas o conteúdo preocupou-me e entristeceu-me: " ...tá a ver, aquele festival académico tipo passou para Carcavelos para ver se tipo aparecia lá a malta de Cascais, acho que iam curtir bué o sound do Dillaz... (interjeições) ...ouve, nas tuas cenas, tens algum amigo que venda MD? eu curtia tipo experimentar, sabes, mas os meus amigos são bué betos..." e felizmente, cheguei ao meu destino, sentindo-me como o próprio Santo, alvejado por setas vindas do futuro, do nosso futuro...S. Sebastião é, na tradição afro-brasileira da Umbanda, Oxossi, o caçador, patrono do caboclo, o mestiço de branco com índio...ironias do meu destino: Há ligação com a linha Vermelha!...ou Encarnada, como preferirem...

Comentários

Postagens mais visitadas